Parte 4: Salar de Uyuni

Felizmente o tal ônibus local, da empresa Panamericana, que compramos de La Paz para Uyuni não era ruim, tinha bancos reclináveis, coberta e até banheiro. No meio da viagem o ônibus começou a balançar muito, acreditamos que parte da rodovia não está pavimentada, tentei olhar para fora mas não foi possível ver nada devido a escuridão. Mesmo assim dormimos quase todo o percurso, até o motorista entrar as 5 da manhã acordando todo mundo aos gritos, dizendo que havíamos chegado. Não sei como chegamos as 5:00 h da madrugada, pois nos disseram que o ônibus chegaria as 7:00 h.

Não há estação de ônibus em Uyuni, então o ônibus deixa os passageiros na rua. Sim, as 5:00 h da manhã, escuro, na rua! E as pessoas que desceram com você indo embora aos poucos!

Quando compramos o passeio, o combinado era que alguém chamada Sra. Albina estaria nos esperando; então esperamos. Foram aparecendo pessoas de várias agências para buscar os outros passageiros do ônibus, e nada da nossa agência. Sempre que perguntávamos nos diziam que já estavam vindo, até uma senhora nos avisar que aquela agência NUNCA buscava os passageiros. Então, o jeito foi caminhar até encontrar a agência SALAR CAMEL. E assim começou o passeio mais emocionante da viagem!

É possível comprar os passeios para o salar de Uyuni quando chegar de ônibus, de manhã mesmo, inclusive é mais barato. As agências se concentram em duas ou três ruas e é possível percorrê-las em alguns minutos. Os veículos saem de Uyuni entorno das 11:00 h. No entanto, estávamos com o tempo apertado pois perdemos o dia 01/01, pois não haviam ônibus. Além disso, havíamos lido em relatos da internet que muitas agências não eram boas, então pensamos que comprar da agência do hostel onde estávamos hospedados em La Paz poderia ser uma boa opção. Que nada, não importa onde você compre nem quanto você pague, nada é garantido na Bolívia. É comum no mesmo veículo estarem pessoas que compraram de agências diferentes e pagaram valores diferentes.

No final das contas, fomos em um carro da empresa MÍSTICA com outros dois casais. Cada guia faz um percurso diferente, nós iniciamos pelo salar, no entanto, há agências que fazem o inverso.

O salar é realmente enorme e foi possível fazer muitas fotos legais. Ainda não tinha água acumulada, que é possível ver nos passeios a partir de março.

Parte 4 - 14 - Cemiterio de trens Parte 4 - 15 - Salar de Uyuni Parte 4 - 16 - Salar de Uyuni Parte 4 - 17 - Salar de Uyuni Parte 4 - 18 - Salar de Uyuni Parte 4 - 19 - Salar de Uyuni Parte 4 - 20 - Salar de Uyuni Parte 4 - 21 - Salar de Uyuni Parte 4 - 22 - Salar de Uyuni Parte 4 - 23 - Salar de Uyuni

Também paramos na ilha Incahuasi no meio do salar, onde há cactos gigantes. Para entrar nessa ilha é preciso pagar a parte 30 Bob.

Parte 4 - 24 - Salar de Uyuni Parte 4 - 25 - Salar de Uyuni

No fim do dia chegamos para dormir no hostel de sal, que tem vista para o salar.

Parte 4 - 26 - Hotel de Sal Parte 4 - 27 - Hotel de Sal

Aqui cabe algumas observações:

  • Quando nos venderam o passeio nos disseram que não dormiríamos no hostel de sal, e lá estávamos.
  • Todo o grupo ficou no mesmo quarto, são dormitórios, no entanto, falaram para um casal que estava conosco que o quarto seria privativo.
  • Por sorte era possível tomar um banho quente de 5 min por 10 Bob. São 5 min mesmo, pois a mulher entra no banheiro a cada 2 min lembrando que o banho deve ser rápido e perguntando se já foi pago!
  • As agências não fazem reserva nos hostels, quem chegar primeiro fica, se não há vagas é preciso seguir até o próximo hostel. Saem muitos veículos de Uyuni e não vimos muitos hostels, gostaria de saber o que acontece com o último veículo que chega para dormir.
  • O guia leva toda a comida e as pessoas do hostel são quem preparam a janta e o almoço do dia seguinte. Sempre há vinho em uma das refeições. Também não vi diferença entre as refeições dos outros grupos.
  • Faz frio á noite, mas não foi necessário saco de dormir.

No dia seguinte acordamos para ver o nascer do sol, incrível!

Parte 4 - 28 - Amanhecer

Seguimos viagens, agora já fora do salar. Passamos por lagoas, flamingos, lhamas e vicuñas e a árvore de pedra.

Parte 4 - 29 - Trilhos Parte 4 - 30 - Trilhos Parte 4 - 31 - Tour Uyuni Parte 4 - 32 - Tour Uyuni Parte 4 - 33 - Tour Uyuni Parte 4 - 34 - Tour Uyuni Parte 4 - 35 - Tour Uyuni Parte 4 - 36 - Tour Uyuni Flamingos Parte 4 - 37 - Tour Uyuni Flamingos Parte 4 - 42 - Tour Uyuni Arbol de Piedra Parte 4 - 43 - Tour Uyuni

Visitamos a laguna Verde

Parte 4 - 44 - Tour Uyuni Laguna Verde

Geisers

Parte 4 - 47 - Tour Uyuni Geysers

Na segunda noite dormimos em um hostel que a luz era gerada a partir de um gerador e somente entre 19:00 h e 22:00 h. Também não tinha chuveiro, ou seja, antes das 10:00 h da noite todos já estavam deitados e sem banho.

Na manhã seguinte, quando acordamos, estava nevando. Nesse dia retornamos para Uyuni e fizemos algumas paradas para fotos, como na laguna colorada para admirar os flamingos.

Parte 4 - 39 - Tour Uyuni Flamingos Parte 4 - 38 - Tour Uyuni Flamingos Parte 4 - 40 - Tour Uyuni Flamingos Parte 4 - 41 - Tour Uyuni Flamingos

Parte 4 - 45 - Tour Uyuni Parte 4 - 46 - Tour Uyuni

Ao chegar em Uyuni, aguardamos até a saída do ônibus para Sucre, as 22:00 h.

Deixe um comentário