Passagens de Trem

Viajamos bastante de trem durante os 18 dias. Ainda no Brasil compramos passes para o Reino Unido e passagens avulsas para o Eurostar e Thalys. Na minha opnião viajar de trem pela Europa é muito mais emocionante que de avião. O preço é justo, você vai para qualquer lugar pois tem estações por tudo que é canto, é muito organizado e ainda da pra curtir a paisagem.

Os passes dão o direito a pegar trens a vontade nos países escolhidos, dando flexibilidade ao viajante. Por exemplo, caso perca um trem, simplesmente pegue o próximo! Decidiu ficar mais 1 dia ou alterou o roteiro? Sem problemas, dentro dos países com cobertura do passe você pode pegar qualquer trem em qualquer horário.
Já as passagens avulsas, se compradas com antecedência, geralmente são mais baratas mas te prendem ao roteiro programado e geram uma preocupação a mais para não perder o embarque. Existe ainda a opção de reservar um assento em determinado trem mediante pagamento de uma taxa, mas não vimos necessidade alguma de fazer isso.
Existem passes consecutivos ou não consecutivos:

  • Com os consecutivos você deve carimbar o passe no primeiro dia de uso e você terá x dias (8,15,quantos comprar…) consecutivos que poderá utilizar o passe. Ex.: Um passe de 8 dias consecutivo utilizado pela primeira vez no dia 09/06/2012 irá expirar em 16/06/2012. Nesse período você terá livre acesso aos trens nos países que o passe engloba.
  • Com os Não consecutivos você tem x dias durante um período (30 dias por exemplo) para viajar. O dia que você viaja irá descontar um dia do passe. Esse tipo de passe é mais caro mas ainda mais flexível que o consecutivo.

Concluindo, se você quiser flexibilidade de horários/destinos o passe é uma ótima opção. Se vai seguir um roteiro programado a risca, passagens avulsas são mais econômicas. Lembrando que ao comprar passagens avulsas ou passes os documentos são enviados aqui para o Brasil, conforme imagens abaixo, e é de responsabilidade do passageiro ter os passes/passagens em mãos ao viajar.

Abaixo algumas observações/dicas de como fizemos:

Passes para o Reino Unido:
Para viajar pelo Reino Unido, a melhor opção que encontramos foi o “Britrail Consecutive Pass”, o qual nos deu livre acesso durante 8 dias em qualquer trem da Inglaterra, Escócia e País de Gales. Como estávamos em 5 pessoas conseguimos uma promoção chamada de Party onde a partir do 3 passageiro pagava somente metade, porém os 5 devem sempre viajar juntos.
Custo:

  • Primeiros 2 passageiros: 355 USD do passe + 40 USD taxa de emissão = 395 USD
  • 3 passageiros com desconto: 179 USD do passe + 40 USD taxa de emissão = 219 USD

Britrail Consecutive Party Pass

Passagem Eurostar:
Ida e volta de Londres (St Pancras International) – Paris (Gare Du Nord)
Custo: Aproximadamente 100 EUR

Ticket Eurostar

Passagem Thalys França:
Ida e volta de Paris (Gare Du Nord) – Bruxelas (Gare du Midi)
Custo: Aproximadamente 80 EUR

Ticket Thalys

Deixe um comentário