Parte 3: Mendoza -> Santiago / Vina del Mar / Val paraíso (ônibus)

Dia 5 – 11/06/2011 – Acordamos cedo, não deu pra tomar café e fomos para o terminal pegar o ônibus para Santiago. Como havíamos comprado as passagens da Andesmar ainda no Brasil, conseguimos novamente os bancos da 1º fila e 2º andar. Nessa viagem isso contou muito pois a paisagem é deslumbrante!
O ônibus saiu as 07:30h e a viagem foi super tranquila. Na aduana todos desceram e revistaram as malas, raio X, cachorros, tudo que tem direito. Teve uma freira que sofreu muito e teve que abrir e tirar tudo da mala por causa de um suporte para bíblia que era de madeira.
A parte mais impressionante da viagem foi o Túnel Internacional Cristo Redentor e as curvas chamadas de Caracoles. Nem cansamos, de tão fantástica que é a viagem. Chegamos em Santiago as 13:30h.

Como chegamos cedo, fizemos check-in no apartamento que alugamos, Inmoba Apartments, e fomos para o shopping Parque Arauco. Pegamos um metrô até a estação Escuela Militar e fomos a pé até o shopping. Não é perto, acho que deu 30 min, mas perto da estação de metrô tem táxi pra quem achar melhor. O lugar é muito grande e muito bonito, recomendamos conhecer.
Aproveitamos para jantar e procurar agências de turismo para ver possíveis passeios, mas achamos os passeios muito caros.
Na volta pegamos um coletivo, não aceitam dinheiro, então pagamos para um casal muito legal que estava na fila e eles passaram o cartão deles pra gente! Pegamos o metrô e voltamos ao apartamento.
Sobre o apartamento, recomendamos muito, pois o mesmo tem uma cama gigante e muito boa, calefação, banheira, cozinha, internet (cabo) e é muito bem localizado, ao lado da estação Baquedano. Pagamos USD 60,00 a diária no cartão.

Dia 6 – 12/06/2011 – Dia de ir a Vina del Mar e Valparaíso. Decidimos que iríamos por conta até lá, então pegamos o metrô até a estação do terminal de ônibus Alameda. Quando chegamos no terminal e nos direcionamos para comprar passagens para o litoral foi logo uma chuva de gente vindo nos oferecer pacotes. Pra nossa surpresa achamos um passeio em que nós compraríamos a passagem de ônibus e o guia nos receberia já lá no litoral o que ficou muito em conta em termos de valor. Acabamos comprando o passeio e as passagens e embarcamos para o litoral.
Chagamos em Vina del Mar e o guia nos recebeu. Começamos com uma caminhada na praia (muito bonita e fria por sinal). Vina del Mar é uma praia chique e de alto padrão, enquanto que Valparaíso é mais simples e popular. Depois subimos um morro onde enxergamos o estádio Sausalito e toda Vina del Mar e Valparaíso, uma vista muito bonita mesmo.

Após isso fomos a um parque onde possui o palácio Vergara que data de 1910 e o anfiteatro Quinta Vergara, no qual ocorrem festivais de música internacional, alguns dos mais importantes da América Latina.
Após fomos ao famoso relógio de flores de Vina del Mar para tirar a foto que não pode faltar. Outra foto que não pode faltar foi a foto com o Moai, escultura de pedra que fica junto ao Museu de arqueologia Isla de Páscoa.
Paramos para almoçar num fast food quase a beira mar, passeamos um pouco e tiramos umas fotos das paisagens.

Fomos então para os cerros de Valparaíso os quais tem casas coloridas, como se fossem cortiços, e também várias feiras de artesanato local. Nos deslocamos até o Funicular, embarcamos e contemplamos a vista do maior porto do Chile, muitos navios e muito movimento.

A noite o guia nos retornou para onde pegaríamos o ônibus de volta, esperamos um pouco, fomos a um shopping e retornamos para Santiago. Ao chegar em Santiago pegamos um metrô até a estação Baquedano e quando chegamos tivemos uma surpresa. Não conseguimos sair da estação pela saída principal, somente pela lateral. Era final de algum campeonato entre Universidade do Chile e Universidade Católica e a praça estava tomada por torcedores “quebrando tudo” e policiais, cavalaria e tanque com jato de água tentando manter a paz. Saímos correndo e graças a Deus chegamos ao hotel com vida! Olhamos na TV e estava passando ao vivo a confusão na praça, uma aventura inesperada.
Dia 7 – 13/06/2011 – Esse foi o dia de ficar em Santiago, finalmente. Uma cidade muito bonita e moderna, particularmente voltaríamos para lá novamente para passear. A ideia era ir caminhando a partir do hotel e passar pelos pontos turísticos da cidade, seguindo um mapa que havíamos traçado do roteiro, e voltando de metrô. Passamos por vários pontos turísticos como Palácio de la Moneda, Plaza de Armas, Morro Santa Lucía, universidades, blibliotecas, museus. No centro da cidade fizemos umas compras e fiquei tentado a comprar um IPAD2.

Dia 8 – 14/06/2011 – Nesse dia queríamos andar de bicicleta pelo Cerro San Cristobal. Procuramos as bicicletas mas não fomos muito felizes. Acabamos indo a pé mesmo. Nele andamos novamente de Funicular, fomos ao zoo (achei muito legal) e apreciamos a vista da cidade rodeada pela cordilheira. Tiramos as fotos com a santa que está no topo do morro, muito bonita também. O parque no geral é muito atrativo e também muito grande, na nossa opinião vale a pena conhecer. Foi então que decidimos de vez ir ao Atacama e então compramos as passagens de ônibus pela Turbus no terminal Alameda.
A tarde pegamos um metrô, após um táxi e fomos a vinícola Concha y Toro, uma visita temática muito legal. Contam a história do lugar, do famoso Casilleiro del Diablo e no final tem uma degustação e tempo para compras.
Na volta fizemos uma parada num grande shopping só de coisas para casa, compramos um porta retrato gigante, que adoramos, e que nos atrapalhou o resto da viagem. Mais um metrô e retornamos ao apartamento.

Dia 9 – 15/06/2011 – Nesse dia ficamos novamente em Santigo. Precisávamos descansar um pouco, fomos ao centro novamente passear pela cidade, pois gostamos muito de Santiago. Almoçamos no Mac e aproveitamos sua wireless para ligar pro Brasil pelo Skype.
Não resisti e acabei comprando o IPAD. Fui em muitas lojas e não havia mais em estoque, mas na última encontramos um único filho de mãe solteira (800 reais a menos que no Brasil). Dica: usei cartão de débito e não paguei IOF. Descansamos um pouco e aproveitamos para ficar um pouco quietos.
No final da tarde nos dirigimos ao terminal Alameda para pegar o ônibus para San Pedro de Atacama. Partimos as 19:30h para uma viagem de incríveis 24h! Bunda achatada!

Gastos e deslocamentos:
11/06/2011 – 07:30h – Mendoza -> 11/06/2011 – 13:30h – Santiago: Andesmar (http://www.andesmar.com/) – R$ 50,00 p/ pessoa – R$ 100,00
11/06/2011 – 15/06/2011 – Hotel 4 diárias – R$ 451,72
14/06/2011 – Mercado – R$ 15,00
15/06/2011 – Almoço no Mac – R$ 27,00
15/06/2011 – Metrô – R$ 4,26

5 respostas em “Parte 3: Mendoza -> Santiago / Vina del Mar / Val paraíso (ônibus)

1. Olá, vi que o trajeto de Mendonça até santiago tem muitas curvas, vcs se sentiram enjoados com as curvas?

2. Oi tudo bem!
    Vou fazer uma viagem parecida, vcs poderiam me tirar uma dúvida, o ônibus andesmar, deixou vcs no terminal da Alameda?

3. Oi, tudo bem com vcs?
    Adorei “viajar” com vcs. Essa viagem me ajudou muito em desenvolver um
    trabalho de Geografia sobre o Chile, pincipalmente pelas fotos e preços.